quarta-feira, 22 de julho de 2009

O que é caricatura

Caricatura é algo que todos já viram e principalmente é pronunciado por milhares de pessoas, mas o que muitos ainda possuem uma grande duvida é o que é caricatura, como desenhar, uma arte que poucos têm, sendo diferente do que desenhar qualquer coisa e que é muito comum vermos as caricaturas nas televisões que fazem dos políticos, lembra?
É um desenho de personagem de vida real como geralmente fazem de artistas e de políticos, ele enfatiza e exagera as características da pessoa de uma forma humorística, digamos que a pessoa possui uma perna grosa o artista meio que “transforma” a perna da pessoa deixando super grande e ao mesmo tempo engraçado, assim como também em algumas circunstâncias acentua gestos, hábitos e vícios.
Ainda a caricatura pode captar aspectos da personalidade de uma pessoa onde a distorção e o uso de poucos traços é comum, os ingleses, por exemplo, James Gillray e Thomas Rowlandson eram alguns desses artistas considerados brilhantes caricaturistas que de primeira vista já faziam o observador reconhecer a personalidade.
No Brasil teve como os principais e os primeiros caricaturistas o Raul Pederneiras, Calixto Cordeiro, J. Carlos, contando também com uma grande participação feminina Nair de Tefé que foi considerada como a primeira mulher caricaturista do mundo, assim como contou também com Angelo Agostini, Chico Caruso, Clauco Villas-Boas, Cássio Loredano e entre muitos outros.
A feiúra é uma qualidade do grotesco sendo algo mal formado defeituoso onde o artista transfigura um rosto aparentemente normal em algo inerentemente feio, dando valores estéticos de cor e composição em uma bela obra de arte, sendo desenhado com tal habilidade e delicadeza. Enfim sendo um retrato cômico de uma pessoa salientando seus traços e provocando risos, zombaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário